Atividade de Sociologia para 1º, 2º e 3º ano. (profª Cleijane e Profª Priscila)


COLÉGIO_____________________________________________________________
ALUNO(A)_____________________________________ SÉRIE _________________
PROFESSORA:_________________________________ DATA___________________

 ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA

1) Explique como ocorrem as relações interpessoais pela internet principalmente nesse momento de isolamento social que estamos vivendo e quais benefícios ou malefícios essas relações podem provocar na sociedade em geral?
R:

2) Responda com suas palavras, o que são redes sociais e o objetivo de sua  criação?
R:





3) Analise a música “Pela Internet” do cantor Gilberto Gil e explique com suas palavras como a tecnologia é vista pelo compositor, após faça um paralelo com o nosso cotidiano.

Pela Internet
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje

Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé

Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut de acessar
O chefe da Mac Milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus para atacar os programas no Japão

Eu quero entrar na rede para contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze
Tem um vídeo pôquer para se jogar

4)Encontre na letra da canção aspectos positivos e negativos mencionados quanto ao uso da tecnologia. Em seguida, explique quais aspectos predominam. Você concorda com essa confirmação? Por quê?


(Sobre) Morando Juntos
Se a história social das epidemias nos ensina, e também todos os estudos culturais sobre epidemiologia, imunologia e doenças infecciosas, é que aqui está em jogo um problema fundamental da sociologia: como (conviver). O que nos une e o que nos separa.
Um dos efeitos mais imediatos em qualquer surto é a exacerbação – material e simbólica – da diferenciação social, a multiplicação das linhas divisórias entre “nós” e “os outros” (entre saudáveis ​​e doentes, entre aqueles que estão bem e aqueles que estão bem). eles têm “patologias anteriores” ou pertencem a “grupos de risco”, entre aqueles que têm recursos e apoios e aqueles que não os têm, entre “aqueles daqui” e “aqueles de fora”, etc.).
Essas diferenças deslizam muito facilmente no discurso social em direção a uma distinção entre “inocente” e “culpado”, como mostram todos os exemplos históricos, da peste bubônica ao HIV / AIDS.
Compreendendo os apelos à responsabilidade individual e a importância do “ distanciamento social ” como forma de combater a disseminação do vírus, também estou extremamente preocupado com o seu potencial de questionar os laços que nos unem.
Talvez temporariamente, se os médicos recomendam, novas fronteiras, novas distâncias devem ser geradas, mas – e esta é, na minha opinião, a lição mais importante a ser lembrada de uma sociologia do coronavírus – também devemos estar muito atentos aos perigos tão abismal que eles podem se esconder entre eles.
Este artigo foi publicado originalmente pela The Conversation .
(IPS/#Envolverde)
5) Elabore um texto sobre suas experiências nesse isolamento social( dificuldades nas relações com familiares, distanciamento da escola, dos amigos e quais estratégias estão utilizando para minimizar as situações problemas que por ventura estejam passando nesse momento.

OBS: ( O TEXTO PODERÁ SER ESCRITO EM FORMA DE POESIA, CONTO, CRÔNICA, PARÓDIA OU UM TEXTO ARGUMENTATIVO DE ACORDO COM A NORMA CULTA .)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade para as turmas de 1° Ano Regular e Integral - Prof° Priscila e Cleijane

Atividade para as turmas de 3º Regular e Integral - Profº Priscila e Cleijane

Atividade para as turmas do 1° Ano Regular e Integral - Prof° Priscila e Cleijane