Atividade de Sociologia para 1º, 2º e 3º ano. (profª Cleijane e Profª Priscila)
COLÉGIO_____________________________________________________________
ALUNO(A)_____________________________________ SÉRIE
_________________
PROFESSORA:_________________________________
DATA___________________
ATIVIDADE DE
SOCIOLOGIA
1) Explique como ocorrem as relações interpessoais pela internet
principalmente nesse momento de isolamento social que estamos vivendo e quais
benefícios ou malefícios essas relações podem provocar na sociedade em geral?
R:
2) Responda com suas palavras, o que são redes sociais
e o objetivo de sua criação?
R:
3) Analise a música “Pela Internet” do cantor Gilberto Gil e
explique com suas palavras como a tecnologia é vista pelo compositor, após faça
um paralelo com o nosso cotidiano.
Pela Internet
Criar meu web site
Fazer minha
home-page
Com quantos
gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Criar meu web site
Fazer minha
home-page
Com quantos
gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Que veleje nesse
informar
Que aproveite a
vazante da infomaré
Que leve um oriki
do meu velho orixá
Ao porto de um
disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje
nesse infomar
Que aproveite a
vazante da infomaré
Que leve meu e-mail
até Calcutá
Depois de um
hot-link
Num site de
Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na
rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes
de Connecticut
Eu quero entrar na
rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes
de Connecticut
De Connecticut de
acessar
O chefe da Mac
Milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba
de soltar
Um vírus para
atacar os programas no Japão
Eu quero entrar na
rede para contactar
Os lares do Nepal,
os bares do Gabão
Que o chefe da
polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça
Onze
Tem um vídeo pôquer
para se jogar
4)Encontre na letra da canção aspectos positivos e negativos
mencionados quanto ao uso da tecnologia. Em seguida, explique quais aspectos
predominam. Você concorda com essa confirmação? Por quê?
(Sobre)
Morando Juntos
Se a história social das epidemias nos ensina, e também todos os
estudos culturais sobre epidemiologia, imunologia e doenças infecciosas, é que
aqui está em jogo um problema fundamental da sociologia: como
(conviver). O que nos une e o que nos separa.
Um dos efeitos mais imediatos em qualquer surto é a exacerbação
– material e simbólica – da diferenciação social, a multiplicação das linhas
divisórias entre “nós” e “os outros” (entre saudáveis e doentes, entre aqueles que estão bem e aqueles que
estão bem). eles têm “patologias anteriores” ou pertencem a “grupos de
risco”, entre aqueles que têm recursos e apoios e aqueles que não os têm, entre
“aqueles daqui” e “aqueles de fora”, etc.).
Essas diferenças deslizam muito facilmente no discurso social em
direção a uma distinção entre “inocente” e “culpado”, como mostram todos os
exemplos históricos, da peste bubônica ao HIV / AIDS.
Compreendendo os apelos à responsabilidade individual e a
importância do “ distanciamento
social ” como forma de combater a disseminação do vírus, também
estou extremamente preocupado com o seu potencial de questionar os laços que
nos unem.
Talvez temporariamente, se os médicos recomendam, novas fronteiras,
novas distâncias devem ser geradas, mas – e esta é, na minha opinião, a lição
mais importante a ser lembrada de uma sociologia do coronavírus – também
devemos estar muito atentos aos perigos tão abismal que eles podem se esconder
entre eles.
(IPS/#Envolverde)
5) Elabore um texto sobre suas experiências nesse isolamento
social( dificuldades nas relações com familiares, distanciamento da escola, dos
amigos e quais estratégias estão utilizando para minimizar as situações
problemas que por ventura estejam passando nesse momento.
OBS: ( O TEXTO PODERÁ SER ESCRITO EM FORMA DE POESIA, CONTO, CRÔNICA, PARÓDIA OU UM TEXTO ARGUMENTATIVO DE ACORDO COM A NORMA CULTA .)
Comentários
Postar um comentário