ATIV DE SOCIOLOGIA 2ªA Tempo Integral

 Hoje tem Atividade de Sociologia, turma 2* A Tempo Integral!!
 Espero encontrar cada um e seus familiares bem, com saúde, paz interior, Fé e esperança!
 Só saia de casa se precisar! Use máscara!! Fica em Casa!!
          
       Vamos Descobrir Mais!/ Escola e Cinema/ Orientação:

1)Assistir o filme "Eles não usam Black-tie", 1981, Brasil. Fazer relação com o Assunto/ tema do seu livro didático Capítulo 4
2)Copiar e responder o Roteiro de Análise para Filme, em seu caderno da disciplina.
3) Após conclusão da atividade tirar foto e enviar para a professora no grupo de whatsapp ou PV.
4)"Eles não usam Black-tie" é um filme brasileiro de 1981, baseado na peça, de cunho sócio- político, escrita por Gianfrancesco Guarnieri para o Teatro de Arena, em 1958.
5)O filme sob a direção de Leon Hirszman, retrata a angústia pessoal e dilemas políticos do trabalhador em participar do movimento grevista no ABC paulista, na conjuntura do final da década de 1970.
6) Otávio é um militante sindical que organiza um movimento grevista para resistir as práticas exploradoras de uma metalurgia, onde seu filho Tião trabalha. Mas com a namorada grávida Tião resiste à greve para não perder o emprego.

Boa sorte! Bom trabalho!
Coragem! Não esmorece! Estuda! Juntos construiremos o seu, o nosso Ensino-aprendizagem!!

Mãos à obra!! Abraço virtual!
Pró Jucileide

Link para assistir o Filme "Eles não usam Black-tie"
https://youtu.be/Uzl2K1bDRog



ROTEIRO PARA ANÁLISE DE FILMES
                                                          
1. IDENTIFICAÇÃO:

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ RIBEIRO PAMPONET
DATA:              /               /
ALUNO(A):
SÉRIE:
NOTA:
PROF(ª):
DISCIPLINA:
UNIDADE:



2. FICHA TÉCNICA DO FILME:
  1. Título do filme: ____________________________________________________________________
Atores principais: ________________________________________________________________­­­­__
Direção: ________________________________ Produção: ________________________________
Ano: ___________________________________ Duração: _________________________________

3. GÊNERO DO FILME:

(  ) histórico 
(  ) comédia
(  ) ficção
(  ) romance
(  ) animação
(  ) documentário
(  ) drama
(  ) suspense 
(  ) ação
(  ) outro: _______________



4. A LINGUAGEM PREDOMINANTE É:
(  ) formal                                            (  ) informal

5. GRAU DE ENTENDIMENTO
(  ) fácil                                               (  ) razoável                                        (  ) difícil

6. VALORES CINEMATOGRÁFICOS
Assinale com um X as letras O (ótimo), B (bom), M (médio), F (fraco) de acordo com o seu
julgamento, quanto aos aspectos do filme:

ASPECTOS
O
B
M
F
Música (Trilha sonora)




Cenários




Diálogos




Efeitos especiais





7. TEMAS ABORDADOS:

(  ) Culturais
(  ) Científicos
(  ) Políticos
(  ) Religiosos
(  ) Psicológicos
( ) Outros: __________, __________, ____________



8.  FAÇA UMA SÍNTESE DO ENREDO:
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

9. QUAL A IDEIA OU MENSAGEM CENTRAL DO FILME?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

10. QUAL A CENA DE MAIOR IMPACTO? JUSTIFIQUE:
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

11. QUAL A CONTRIBUIÇÃO DO FILME PARA O ESTUDO DESSA DISCIPLINA?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

12. QUE RELAÇÕES EXISTEM ENTRE O ASSUNTO DO FILME E A SOCIEDADE ATUAL?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

13. RELACIONE AS CONTRIBUIÇÕES DO FILME PARA SUA FORMAÇÃO:
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

14. SUA OPINIÃO SOBRE O FILME:
(  ) Ótimo         (  ) Muito bom          (  ) Bom          (  ) Regular


15. REGISTRE SEUS COMETÁRIOS FINAIS E/OU SUGESTÕES:
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

Auxílio para preenchimento:
Enredo: é o encadeado de ações executadas ou a executar pelos personagens numa ficção, a fim de criar sentido ou emoção no espectador. O enredo, ou trama, ou intriga, é, podemos dizer o esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos.  Geralmente, o enredo está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa. O enredo pode ser organizado de várias formas. Observe a mais comum:

• Situação inicial - os personagens e espaço são apresentados.
• Quebra da Situação Inicial - um acontecimento modifica a situação apresentada.
• Estabelecimento de um conflito - Surge uma situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos.
• Clímax - ponto de maior tensão na narrativa.
• Epílogo (Desfecho) - solução do conflito. Obs.: essa solução não significa um final feliz.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade para as turmas de 1° Ano Regular e Integral - Prof° Priscila e Cleijane

Atividade para as turmas de 3º Regular e Integral - Profº Priscila e Cleijane

Atividade para as turmas do 1° Ano Regular e Integral - Prof° Priscila e Cleijane